É melhor fazer a declaração completa ou a simplificada do IR 2020?
A opção entre a declaração completa ou simplificada no IRPF 2020 vai depender das despesas que você possui para deduzir. Se você tem filhos dependentes, tem despesas com escola particular, com plano de saúde e com previdência privada, bem provável que o modelo completo seja a melhor a melhor escolha. Mas se você tem poucas despesas dedutíveis, pode ser melhor optar pelo modelo simplificado, que prevê um desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo do imposto, limitado a R$ 16.754,34.
Por definição, o programa da Receita vem sempre com a opção de tributação “por deduções legais” (modelo completo) selecionada. Quando você terminar de colocar todos os dados, você pode consultar as opções de tributação e escolher a mais vantajosa. Se a opção “por desconto simplificado” mostrar menos imposto ou uma restituição maior, basta clicar nela que o programa irá desconsiderar as despesas lançadas e aplicará o desconto padrão de 20% no cálculo do imposto.
Além disso, é importante informar que independentemente do modelo escolhido, você precisa declarar todas as fontes de renda recebidas pelo titular e por seus dependentes. Também você deve informar os bens que possui, como automóveis, residências, aplicações financeiras e o imposto recolhido por meio do carnê-leão, caso o contribuinte seja autônomo.
Guarde, por no mínimo cinco anos, os recibos e notas fiscais que comprovem as despesas dedutíveis informadas.
Entenda as diferenças de cada modelo
Modelo simplificado
Modelo completo
Se você não tem certeza qual modelo escolher e deseja sabe quais são as principais deduções, entre em contato com a ORC Contabilidade que nós vamos te ajudar a fazer a melhor escolha para reduzir o valor do imposto a ser pago ou para aumentar a sua restituição.
Deixe um comentário