Os Índices de Liquidez indicam a facilidade e a velocidade com que um ativo se transforma em dinheiro. Estes indicadores podem retratar problemas que refletirão diretamente na sua situação financeira da mesma.
Temos 4 índices de liquidez que podem ser monitorados. Neste post, vamos conhecer melhor o Índice de Liquidez Corrente e como cálcula-lo.
O Índice de Liquidez Corrente é um dos indicadores mais úteis para uma empresa, pois expressa a capacidade de uma empresa em realizar seus pagamentos de CURTO PRAZO. Ele é obtido dividindo-se Ativo Circulante pelo Passivo Circulante.
O Índice de Liquidez Corrente maior que 1 significa que a empresa pode honrar seus compromissos de curto prazo. Não é recomendado que a empresa deixe retido um grande volume de caixa ou um alto valor na conta de estoque, pois é preferível utilizar tais recursos para financiar operações e assim “girar a roda”.
Quando o índice é menor que 1, percebemos que a empresa não tem recursos imediatos para honrar seus pagamentos, e assim medidas imediatas devem ser tomadas para resolver este problema, como renegociação/postergação das dívidas de curto prazo.
Uma liquidez corrente saudável varia, dependendo do setor em que empresa atua, mas por regra geral podemos dizer que ela precisa estar ao redor de 2.
Deixe um comentário