Blog

Home > Blog > Contabilidade > Regime de Competência e Regime de Caixa: Qual a diferença?

Regime de Competência e Regime de Caixa: Qual a diferença?

28 de fevereiro de 2020
Nenhum comentário

A contabilidade é uma importante ferramenta que permite que empresários e gestores tenham controle sobre a situação financeira da empresa, com visibilidade de cenários de curto, médio e longo prazo.  Como a área financeira é o pulmão da empresa, as informações provenientes da contabilidade servem de apoio à tomada de decisão no presente e permitem planejar o futuro da empresa.

Com as informações contábeis conseguimos mensurar a saúde financeira da empresa, e a partir daí medir se os projetos em andamento e projetos futuros são sustentáveis financeiramente ou se a empresa está indo em direção a uma armadilha. Também através da contabilidade podemos avaliar como está o fluxo de caixa, se ele está gerando caixa suficiente para manter a empresa em operação. Caso seja identificado falta de caixa, por exemplo, o empresário pode decidir por cortar despesas, captar empréstimos bancários, criar novas fontes de receita, dentre outras decisões possíveis, com o objetivo de manter equilíbrio entre despesas e receitas.

Para realizar esta gestão de forma eficaz, o empresário precisa de ferramentas que permita controlar e gerar informações sobre a saúde financeira da empresa. Existem dois tipos de “controles” que podem ser utilizados, o regime de caixa e o regime de competência. Estes métodos são complementares entre si, portanto a empresa pode utilizar os dois regimes ao mesmo tempo.

Por definição, o regime de competência é uma forma de lançamento contábil em que o registro ocorre na data do fato gerador. Receitas e despesas são registradas no momento em que o evento ocorreu e não no momento em que o dinheiro entrou ou saiu do caixa. O DRE, importante relatório de gestão, é gerado por este regime e, com base nele, o empresário consegue avaliar se a empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado exercício, independente das datas de pagamento e recebimento. Já o regime de caixa é um regime contábil em que as receitas e despesas da empresa só são registradas quando entra ou sai dinheiro do caixa da empresa e não na venda do produto ou serviço, fato que gerou a emissão da nota fiscal.

O regime de competência oferece uma visão global das finanças da empresa e permite ao empresário organizar e projetar  o futuro financeiro do seu negócio. O regime de caixa oferece uma visão de fluxo de caixa, expondo se há risco de falta de caixa em algum momento da operação da empresa.

Note que essas definições apresentadas até agora tratam sobre gestão, mas a definição do regime também deve abordar questões fiscais. Em geral, a legislação fiscal exige o uso do regime de competência para a apuração dos tributos.

Ao escolher o regime que vai utilizar, o empresário deve tomar alguns cuidados. Se o empresário optar somente pelo regime de competência, isso pode comprometer a gestão do fluxo de caixa e esse descontrole acabar gerando problema no caixa da empresa. Se a opção for pela utilização do regime de caixa, isso pode acarretar problemas fiscais para a empresa, como por exemplo, apuração equivocada de tributos. A escolha de boas ferramentas e profissionais também ajudam a minimizar problemas nestes registros.

Se você quer segurança e tranquilidade nos processos contábeis e fiscais da sua empresa, fale já com a gente! Nós da ORC Contabilidade teremos o prazer em te atender.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *