O empresário que trabalha com sua empresa sem os devidos registros está correndo sérios riscos, que podem comprometer a viabilidade dela. As consequências desta ilegalidade podem até mesmo acarretar um prejuízo muito maior que os custos necessários para manter seu negócio em funcionamento de acordo com a lei. Provavelmente este empresário também está perdendo diversas oportunidades comerciais devido a ilegalidade, limitando assim o crescimento da empresa.
Todo empreendedor dever saber que o caminho da ilegalidade não é uma das opções. O empresário deve evitar este tipo de atitude. Manter a empresa devidamente registrada e legalizada é a base, é o primeiro passo, é fundamental para o sucesso da empresa e, acima de tudo, é ético.
Este post vai ajudar você a ter mais clareza sobre o assunto, trazendo alguns exemplos práticos sobre as vantagens que a legalização pode te trazer e as desvantagens de caminhar na ilegalidade.
E então, quais são as vantagens que o empresário terá ao legalizar sua empresa?
Vamos listar abaixo as principais vantagens.
Proteção do patrimônio pessoal. Na nossa visão é uma das principais vantagens, porém pouco analisada pelos empreendedores. Quando a empresa está operando na ilegalidade, o patrimônio do empresário fica completamente desprotegido. Qualquer dívida adquirida pela empresa avança diretamente sobre o patrimônio da pessoa física do empresário, colocando em risco seus bens em caso de dívidas.
Existem modelos societários para PJ que tratam melhor dessa situação, de forma que os bens da pessoa física não se misturem com os bens da pessoa jurídica e não fiquem expostos às dívidas da empresa. Isto acarreta maior segurança ao patrimônio do empresário.
Manter um CNPJ ativo. O registro legal permite a ativação do número de CNPJ da empresa, documento a ser utilizado na maioria das transações realizadas pela empresa, tanto em operações privadas quanto operações com órgãos públicos.
Além das questões legais, manter este cadastro regular traz outros benefícios, pois torna maior a procura de potenciais clientes já que evidencia que o negócio cumpre exigências legais e está em pleno funcionamento.
Mais oportunidades com clientes e com fornecedores. Estar regularizado e possuir CNPJ ativo são premissas para habilitar a empresa para emitir notas fiscais. Essa vantagem proporciona maior transparência e confiabilidade nas transações comerciais entre a empresa e seus clientes.
Esta mesma condição vale para os fornecedores, já que diversas empresas buscam relação com empresas devidamente constituídas. Assim a empresa aumenta as possibilidades de fornecedores de serviços e/ou matéria prima, são mais opções em busca qualidade, melhores preços e melhores prazos pra pagar.
Previdência social e Justiça trabalhista. A empresa regularizada permite que colaboradores e sócios recolham as contribuições mensais junto ao INSS, entre outros valores relativos a direitos trabalhistas. Assim a empresa garante aos funcionários e aos sócios os benefícios da previdência privada, tais como afastamentos, licenças, etc. Com os devidos recolhimentos e pagamentos, o empresário minimiza a possibilidade de processos por descumprimento de leis trabalhistas e/ou pagamento de multas desnecessárias.
Captação de recursos financeiros. Devidamente legalizada, a empresa tem a possibilidade de conseguir recursos junto a instituições financeiras através de empréstimos e financiamentos. Esse aporte financeiro pode ser o combustível para alavancar de vez o negócio, aumentando o capital de giro, investindo em infraestrutura, compra de matéria prima ou estoque, entre outras possibilidades.
A maioria dos bancos tem em seu portfólio linhas de crédito especiais para pequenas e médias empresas, com prazos e taxas e juros customizados de acordo o porte da empresa.
Participação em licitações. Empresas públicas seguem o processo de licitação para compra de mercadorias e serviços, desde a cotação até a venda efetivada. E esse mercado consumidor é muito grande no Brasil. Ou seja, mais oportunidade de negócios.
Para se candidatar a fornecer produtos e serviços a órgãos públicos, a empresas deve garantir o cumprimento de alguns requisitos básicos, tais como ter CNPJ ativo e regular, impostos em dia e contribuições ao INSS devidamente recolhidas.
Não deixe sua empresa fechar as portas. Quem opta por funcionar na ilegalidade, corre o risco de sofrer penalidades a qualquer momento. Até mesmo em ver o seu negócio fechado.
Agora que você já conheceu os principais benefícios de ter a sua empresa legalizada, qual seu próximo passo? Quer uma sugestão? Registre agora seu negócio!
Legalize sua empresa já!
Para maiores informações que podem te ajudar nesse processo, entre em contato com os nossos especialistas. Fale com a ORC Contabilidade agora, temos condições especiais pra você.
Deixe um comentário