Blog

Home > Blog > Empreendedorismo > Capital de Giro: O que é e para que serve?

Capital de Giro: O que é e para que serve?

7 de fevereiro de 2020
Nenhum comentário

Saiba agora o básico sobre o capital de giro e a importância dele para o desempenho da sua empresa.

Afinal, o que é Capital de Giro?

O Capital de Giro pode ser definido como uma reserva de recursos a ser utilizada para cobrir as necessidades financeiras da empresa ao longo da sua jornada. Essa reserva é o conjunto de valores necessários para fazer o negócio acontecer, sejam estoques, contas a receber, dinheiro em caixa, no banco, etc.

Gerir este capital de giro é fundamental para a manter a situação financeira da empresa saudável, gerindo as faltas e sobras de recursos financeiros e as consequências oriundas da administração destes recursos.

Podemos resumir que o capital de giro indica uma parte do patrimônio da empresa que vive em constante movimentação nas empresas, tais como os créditos, os estoques e os investimentos. O ativo imobilizado não entra nesse valor.

E para que o capital de giro serve?

Todo empreendedor deve ter em mente a importância do capital de giro para a saúde financeira da empresa. A boa gestão desses recursos permite:

– Financiar vendas à prazos para clientes;

– Manter estoque;

– Viabilizar recurso financeiro para pagamento de salários e demais despesas operacionais;

– Assegurar pagamento de fornecedores de mercadorias e serviços.

Como montar um capital de giro?

Assim como todas as etapas na constituição de uma empresa, tudo começa na elaboração de um bom planejamento, com o levantamento de todos os gastos e todas as entradas de curto, médio e longo prazo.

Abaixo temos um passo a passo para você montar um capital de giro saudável, aplicável em qualquer período:

  1. Liste todas as suas contas a receber;
  2. Levante o valor que você tem em estoque;
  3. Liste todas as suas contas a pagar;
  4. Levante o valor a pagar em impostos e despesas.

Capital de Giro = A+B-C+D

Figura 1 – Fonte: Sebrae

 

Este é o valor necessário para fazer o seu negócio funcionar por um período de tempo. Este é o seu Capital de Giro!

Alguma dicas são valiosas e fundamentais para você poder administrar o capital de giro da sua empresa. Abaixo listamos algumas delas:

  1. Corte ou diminua gastos possíveis, que não causem impacto negativo direto à operação do seu negócio. Gastos desnecessários podem ser um “balde furado” no seu caixa;
  2. Negocie com fornecedores e clientes melhores prazos e formas de pagamento. Se um fornecedor dá desconto para venda à vista, analise se é possível utilizar o capital de giro. Quem tem dinheiro na mão, normalmente controla a relação comercial;
  3. Tenha disciplina com o seu controle financeiro. Caso o capital de giro seja utilizado para cobrir uma despesa emergencial, lembre se repor o mesmo valor quando o dinheiro entrar no caixa;
  4. Mantenha o seu capital de giro positivo, corrigindo procedimentos de entrada e saída de capital. Evite empréstimos e antecipação de recebimentos. Só os faça em último caso, mesmo assim, analise bem as taxas de juros das instituições.

Isso é um pequeno resumo sobre o assunto, mas toda corrida começa com os primeiros passos. A disciplina será o combustível para montar uma boa fonte de capital de giro para sua empresa.

Se você quer segurança e tranquilidade nos processos contábeis da sua empresa, fale já com a gente! Nós da ORC teremos um prazer em te atender.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *